Ter uma sauna em casa é o sonho de muitas pessoas. Você, em seus projetos de arquitetura, paisagismo ou decoração, como tem lidado com essa demanda? Como inserir a sauna em um projeto residencial?
Sabemos que muitas vezes alguns clientes torcem o nariz para as obras e a bagunça; apesar do desejo, que uma sauna tradicional de alvenaria acaba trazendo.
O lado positivo é que existe no Brasil uma alternativa diferenciada, prática e confortável de sauna para deixar seus projetos ainda mais diferenciados e confortáveis: a Ecosauna.
No artigo de hoje vamos tirar algumas dúvidas e explicar como inserir uma sauna em um projeto de forma prática, rápida, elegante e sem dor de cabeça.
Sauna a vapor ou sauna seca?
O primeiro ponto a considerar é o tipo de sauna.
A sauna seca tem suas propriedades e é comum nos países nórdicos de clima extremamente frio. Além disso, por alcançar temperaturas muito altas (até 95°C), em climas temperados e tropicalizados como do Brasil, a sauna seca não se mostrou a melhor opção nem a mais comum de se ver.
Em contrapartida, a sauna a vapor, além muitas propriedades benéficas para a saúde e para o bem-estar, é acolhedora e confortável nos mais diversos ambientes e climas.
Além disso, um banho de sauna a vapor na montanha, na praia ou no campo é pura diversão.
A Ecosauna é uma sauna exclusivamente a vapor. Produzida no Brasil, com mais de 800 unidades instaladas e dois modelos exclusivos; se tornou a sauna perfeita para qualquer projeto. Reconhecida por sua simplicidade, praticidade e eficiência, os dois modelos, EcoMadeira e EcoVidro, tem diferenciais que não se encontra na sauna convencional, aquela de alvenaria.
Para se ter ideia, diferente de tudo que você já viu de sauna por aí, a Ecosauna produz o seu vapor a partir de dois potes de cerâmica que ficam no interior da cabine; estes potes recebem a água de um reservatório próprio, é aquecida e ferve até virar vapor, deixando o ambiente na temperatura adequada (entre 45°C e 50°C). Aliás, tudo isto automatizado e sem que você se preocupe com nada.
Um dos benefícios mais marcantes da sauna a vapor é a possibilidade de aproveitar os banhos de sauna em climas diferentes com mais conforto; seja em locais frios ou em dias mais quentes, pode ser a noite ou naquele dia de chuvinha fina; a sauna a vapor é ideal para o relaxamento, para com os cuidados com a estética e para o bem-estar.
Quais são os benefícios?
Contudo, a sauna a vapor é responsável por trazer diversos benefícios para a saúde durante os banhos. Conheça os mais significativos:
- Ajuda a abrir os poros e liberar toxinas do organismo;
- Ajuda no relaxamento dos músculos e, quando combinado com a essência de eucalipto, pode ter ação antiinflamatória; reduzindo os incômodos musculares e melhorando a sensação de bem estar após um longo dia de trabalho ou prática de atividades físicas;
- O vapor da sauna também ajuda em problemas respiratórios, ajudando a aliviar e descongestionar as vias nasais e promover maior sensação de bem estar ao respirar.
Como encontrar o tamanho ideal?
Na hora de incluir uma sauna em um de seus projetos, é preciso ficar atento ao espaço necessário e tamanho ideal para garantir o conforto dos clientes.
Desse modo, a Ecosauna precisa de um espaço com menos de 4m² e comporta até seis pessoas de forma confortável e aconchegante. O tamanho ideal para curtir com a família e os amigos.
Além disso, os dois modelos (EcoVidro e EcoMadeira) possuem paredes de vidro, com visão 360 graus; que permite a interação dos usuários com o ambiente externo e é claro, garantindo muito mais segurança para toda a família do seu cliente.
Vale a pena fazer uma sauna de alvenaria?
As saunas de alvenaria exigem materiais de construção e acabamento, mão de obra, grandes obras e muito tempo para que fiquem prontas para uso. Sem falar é claro da bagunça, sujeira, confusão e desperdício.
Na contramão de tudo isto, os dois modelos Ecosauna, Ecovidro ou Ecomadeira, podem ser montadas em até quatro horas; ficando disponíveis para uso no mesmo dia; sem obras, sem bagunça, sem dor de cabeça e com excelentes condições de pagamento.
Se o seu cliente ainda tem a pegada e curte a onda do DIY (Do It Yourself – faça você mesmo), a EcoMadeira possui estrutura simples; podendo ser montada pelo próprio cliente com o auxílio do manual de instruções.