A cada dia que passa, mais tipos de terapia holística estão conquistando o Brasil. A aromaterapia, uma forma diferente de tratar stress e ansiedade, aliás, ganhou espaço, e hoje até o SUS oferece esse tratamento em algumas unidades. Alguns aromas, vindos de óleos essenciais, possuem o poder de melhorar algumas sensações do corpo e acalmar os ânimos, levando mais qualidade de vida para as pessoas.
Mas como é esse tratamento com aromas? Como ele funciona, como adicionar essa rotina no dia a dia e, claro, quais são os aromas mais indicados?
No artigo de hoje, vamos tirar algumas dúvidas!
O que é aromaterapia? Como utilizar os aromas?
Praticada desde o Egito antigo por diversos povos, a aromaterapia é uma terapia holística que utiliza óleos essenciais como base para trazer sensações de bem-estar (tanto físico quanto psicológico), concentração, relaxamento e redução do stress e ansiedade.
Como os óleos essenciais tendem a ser muito concentrados, não é muito recomendado que sejam utilizados em contato direto com a pele.
Contudo para aproveitar os benefícios desses óleos essenciais, é interessante optar pelo uso de um difusor de ambiente ou individual.
Quais aromas posso usar no dia a dia?
Agora que você sabe o que é a aromaterapia, está na hora de conhecer os aromas mais comuns, e seus benefícios no dia a dia.
1. Lavanda
Um dos mais conhecidos e mais queridos, o óleo essencial de lavanda pode te ajudar a acalmar o corpo, promovendo uma ótima noite de sono.
Além disso, sua aplicação pode ser feita diretamente nas fronhas do travesseiro, em difusores de ambiente, difusores de tomada, colares difusores ou diretamente na gola da blusa.
Esse aroma também costuma ser utilizado para diminuir a ansiedade e o stress do dia a dia.
2. Limão
O óleo essencial de limão ajuda a acelerar o metabolismo, e está diretamente ligado à concentração e produtividade.
É interessante a aplicação em difusores no ambiente de trabalho, ou no difusor individual. No entanto, por ser um óleo que estimula a produtividade e concentração, não é interessante que seja utilizado até tarde, para não interferir no sono.
Há quem diga que inalar esse aroma um pouco antes das refeições ajuda a reduzir o apetite, ajudando no emagrecimento.
3. Eucalipto
O eucalipto é o óleo essencial mais comum em saunas. Ele possui ação anti-inflamatória, e ajuda na redução de dores musculares graças aos seus componentes, que agem direto na inflamação.
De odor refrescante e estimulante, o óleo de eucalipto ajuda a acalmar as emoções e limpar a mente, tornando a sua visita à sauna ainda mais prazerosa e relaxante!
4. Menta
O óleo de menta é um remédio natural e ajuda na recuperação da energia. Por isso, em caso de sono pela manhã, ele é altamente recomendado, uma vez que ajuda a aumentar a concentração e estimular a mente.
A aromaterapia tem ganhado espaço e cada vez mais reconhecimento entre os consumidores. Você já utilizou algum óleo essencial para melhorar seu desempenho nas tarefas do dia a dia?
Sabemos que o óleo de eucalipto é um dos mais comuns utilizados em saunas, mas você pode ousar e escolher outras opções, de acordo com as suas necessidades!
Conte para nós a sua experiência nos comentários!