Opções de lazer em projetos residenciais são muito interessantes. Além disso, com rotinas corridas e recheadas de afazeres, ter em casa opções para relaxar e confraternizar com os amigos são fundamentais. Na hora de criar um projeto, quais das soluções você prefere: piscina ou sauna?
Esses dois produtos são comumente considerados nos projetos residenciais e, por isso, precisam ser esclarecidos para que você faça a escolha mais assertiva nos próximos projetos.
Qual deles é seu preferido e qual você tem sugerido mais para os clientes? Está na hora de descobrir qual é a melhor opção – e como trabalhá-la da forma mais confortável para os seus clientes.
Piscina
As piscinas são opções de lazer tradicionais presentes em projetos residenciais com grandes espaços disponíveis. Excelente para famílias com crianças e adolescentes, é uma ótima opção de diversão e relaxamento.
Existem vários tipos de piscina, com formatos e materiais diferenciados, que se adequam aos espaços e necessidades de cada cliente. É preciso conhecer os tipos para saber, então, qual indicar em seus projetos.
Tipos de piscina
As piscinas estão disponíveis, comumente, em três materiais:
- Piscina de alvenaria: tradicional em clubes, pode custar até três vezes mais que as outras opções de piscina. Exige grandes obras e pode apresentar rachaduras e vazamentos. Sendo assim, o revestimento precisa ser trocado a cada dez anos. A limpeza é trabalhosa, pois é preciso considerar os rejuntes, que é onde a sujeira tende a se acumular.
- Piscina de vinil: apesar de possuir um baixo custo de aquisição, seu processo de manutenção é mais caro e trabalhoso. As piscinas de vinil são instaladas em superfície escavada e seu processo de instalação dura pelo menos um mês. Seu forro precisa ser trocado a cada dez anos, uma vez que está suscetível à cortes e vazamentos. O processo de limpeza é simples, por possuir uma estrutura lisa sem espaço para proliferação de sujeira.
- Piscina de fibra de vidro: são as mais comuns e mais utilizadas. Existem em tamanhos diversos e possuem um valor um pouco alto no primeiro momento, mas manutenção mais barata e maior durabilidade. A instalação é simples – por ser pré-fabricada, basta escavar o local onde será instalada e fazer o procedimento, que dura aproximadamente duas semanas. Por possuir uma superfície lisa, sua limpeza é simples: não há espaço para proliferação de sujeiras e algas, como é o caso do rejunte das piscinas de alvenaria.
Sauna
As saunas passaram a ser uma excelente opção em projetos residenciais por possuírem, agora, tipos mais sustentáveis e práticos em sua instalação.
Tipos de sauna
Existem alguns tipos diferentes de sauna que precisam ser considerados antes da criação de um projeto residencial:
- Sauna de alvenaria: a sauna de alvenaria é a opção mais burocrática, pois exige a construção de um grande cômodo que será utilizado para essa finalidade. As saunas de alvenaria demoram muito tempo para ficarem prontas e exigem obras.
- Sauna de madeira: a sauna de madeira é uma opção muito interessante para quem gosta de um design rústico e bem aconchegante. A sauna de madeira da Ecosauna é pré-montada, e pode ser montada por você mesmo, sem a necessidade de um especialista, apenas seguindo o manual de instruções. São econômicas, por possuírem um sistema de controle de temperatura e vapor e não exigem obras, ficando prontas em no mesmo dia. Exige um pequeno espaço para ser construída. Cerca de 4m2.
- Sauna de vidro: as saunas de vidro da Ecosauna são uma opção sofisticada e com design inovador para quem gosta de tecnologia! Com estrutura totalmente de vidro, são quase transparentes e se adequam bem aos ambientes. Essas saunas ficam prontas em até quatro horas, mas exigem a presença de um especialista para a montagem. Também são econômicas, por possuírem o sistema de controle de vapor e temperatura internamente. Exige um pequeno espaço para ser construída.
As opções de lazer mais interessantes irão depender de quanto espaço e quanta verba seus clientes possuem. Ambas possuem benefícios incríveis para a saúde e bem-estar, mas a praticidade e a comodidade precisam ser consideradas dentro dos projetos, garantindo assim a satisfação total dos clientes.
Você tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe em um comentário para esclarecermos!