A aromaterapia tem tido uma grande adesão no Brasil. De origem oriental, essa técnica permite que você utilize essências e óleos essenciais com cheiros específicos para melhorar sensações corpóreas e aumentar a sensação de bem-estar. Existem uma variedade de essências para a sauna.
O cheirinho de eucalipto dentro das saunas não é atoa: ele está lá por seus benefícios para o corpo. No entanto, se você quiser inovar e tentar novos aromas, está permitido!
Hoje separamos as essências para sauna mais interessantes para tornar seus banhos ainda mais eficazes!
Confira:
1. Essência de Eucalipto
A essência de eucalipto é a mais comum em banhos de saunas. Ela ajuda a controlar a oleosidade da pele, melhora a cicatrização de queimaduras e ajuda inclusive, na melhora de infecções.
No caso de incômodos respiratórios, como gripe, a sauna com essência de eucalipto ajuda a aliviar os sintomas e melhorar da doença.
A essência de eucalipto também é interessante para pessoas que têm diabetes, uma vez que ela também influencia no sistema digestivo.
2. Essência de Lavanda
De origem francesa, a essência de lavanda ajuda na cura de doenças como bronquite e infecções na garganta.
Com efeito tranquilizante, ela também pode ajudar no tratamento contra doenças relacionadas à stress, depressão e insônia.
3. Essência de Erva-doce
A essência de erva-doce também possui propriedades calmantes. No entanto, os benefícios desse aroma não param no relaxamento: ela ajuda muitas mulheres que estão enfrentando os sintomas incômodos da menopausa.
Assim como o próprio chá de erva-doce, sua essência também ajuda a diminuir sintomas de má digestão, náuseas, dores no estômago, gases e cólicas, uma vez que ela atua diretamente na regularização do nosso sistema digestivo.
4. Essência de Alecrim
O alecrim é um dos favoritos por chefes para deixar as refeições ainda mais saborosas. No entanto, a erva também pode ser utilizada no tratamento de várias doenças, principalmente quando é explorada na aromaterapia.
A essência de alecrim ajuda no alívio de enxaquecas, desenvolvimento da memória, melhor circulação sanguínea e tratamento de acne e doenças de cunho respiratório, como asma e sinusite, por exemplo.
5. Essência de Gerânio
A essência de Gerânio não é uma opção tão comum quanto as citadas anteriormente, mas ela possui diversos benefícios que também merecem ser considerados.
A essência trabalha problemas ligados aos hormônios e, por isso, é muito indicada para mulheres com sintomas de menopausa, TPM e até ansiedade.
Ela também ajuda a reduzir o cansaço, dando maior sensação de bem estar.
6. Essência de Bergamota
A Bergamota, fruta cítrica semelhante à laranja, possui essência capaz de combater alguns vírus e trabalhar com propriedades anti-inflamatórias.
Essa essência tem o potencial de trabalhar infecções do sistema imunológico, ajudando na cura de diversas doenças, além de promover um incrível relaxamento, uma vez que possui propriedades que estimulam as ondas cerebrais!
7. Essência de Hortelã
As folhas de hortelã também são ótimas para tratamentos digestivos – o chá, após refeições, auxilia em uma melhor digestão.
No caso da aromaterapia, seus benefícios são diversos: ela ajuda diretamente na melhora de sintomas de problemas respiratórios, atuando como expectorante e descongestionante, aumentando a sensação de bem estar e aliviando os sintomas de asma, bronquite e outras.
Seus banhos de sauna podem ser mais eficazes se você utilizar a essência correta, aproveitando um momento de relaxamento para trabalhar também sintomas de doenças e problemas respiratórios.
Então, quais as essências para a sauna que você utiliza? Conte para nós nos comentários.