O que preciso saber antes de comprar uma sauna? Ter uma sauna em casa deixou de ser um grande desafio: hoje você pode comprar uma sauna sem a necessidade de obras, compra de materiais, contratação de mão de obra e tantas outras atividades nada agradáveis.

Saiba um pouco mais sobre os tipos de sauna (a vapor ou seca), escolha entre os diferentes modelos de equipamento e certifique-se da idoneidade das empresas fornecedoras do produto. 

Feito isto, é hora de preparar um checklist completo para adquirir a sua sauna ideal, afinal, não se trata de um produto qualquer. Uma sauna além de valorizar o seu imóvel é também um belo investimento em qualidade de vida para você e sua família.

Pensando nisso, separamos alguns pontos que você precisa considerar antes de comprar uma sauna. Confira:

1. Qual opção é melhor: sauna de alvenaria ou sauna pronta e ecológica?

Quando pensamos em “sauna”, é comum levarmos nossa mente para a sauna tradicional de alvenaria, presente em clubes e muitos hotéis.

Felizmente, com a evolução do mercado, surgiram também as saunas prontas e ecológicas, que se tornaram concorrentes fortíssimas do modelo tradicional que estamos acostumados.

Sauna de alvenaria

A sauna de alvenaria possui versatilidade em relação ao tamanho da estrutura. Você pode fazer ela do tamanho que quiser, pequena ou muito grande mas no entanto, antes da construção, é necessário realizar um projeto adequado e planejar muito bem a sua obra (contratação de profissionais, compra de equipamento e escolha dos materiais), uma vez que é necessário erguer um novo cômodo e fazer instalações elétrica, hidráulica e de isolamento térmico para a edificação do ambiente. Lembre-se também de checar a necessidade de aprovação ou autorização junto a prefeitura ou administração do seu condomínio.

Se você não tem muito tempo disponível para sair e escolher os materiais de acabamento e acompanhar a construção da sua sauna, o ideal é contar com a orientação e acompanhamento de profissionais. O arquiteto ou um decorador são qualificados e certamente irão facilitar muito a sua obra. 

Por fim, fique muito atento na hora de escolher o gerador de vapor da sua sauna. A escolha errada deste equipamento implica diretamente na qualidade do seu banho de sauna e principalmente no aumento de consumo de energia. Busque orientação e adquira o equipamento certo, com a capacidade certa para o tamanho e características da sua sauna. Considere por exemplo, se ela está anexada a piscina. Projetos assim demandam um gerador com grande capacidade de produção de vapor.

Sauna pronta e ecológica

Se você procura por uma solução simples, prática e eficiente, considere logo adquirir uma sauna pronta. Aliás, as saunas prontas e ecológicas da Ecosauna foram feitas pensando na conveniência  e comodidade dos clientes: sem a necessidade de obras ou projetos

Ela tem características muito parecidas com uma mobília, onde é necessária apenas uma simples e rápida montagem das partes antes do primeiro banho de sauna. Tudo muito bem explicado com o passo a passo de cada etapa.

Para serem montadas, as saunas da Ecosauna precisam apenas de um piso firme e nivelado, um ponto de energia e uma torneira de jardim.

A Ecosauna é um produto robusto e com design muito diferenciado. Sua estrutura de piso e bancos são em madeira e com paredes laterais de vidro, seja no modelo EcoVidro ou EcoMadeira, que permite a total interação entre o ambiente interno e externo com muito mais segurança. A Ecosauna foi criada para ficar na sua área externa, no jardim, próximo do espaço gourmet, da piscina ou SPA. 

A Ecosauna é perfeita para sua casa, sitio, pousada e na medida certa para o seu apartamento de cobertura.

Ao contrário das saunas tradicionais, a Ecosauna é prática e conveniente, fica pronta no mesmo dia e pode ser adquirida sem você sair de casa. Basta acessar o site e solicitar a sua.

2. Qual opção é melhor: sauna seca ou sauna à vapor?

Esses são os dois tipos de sauna disponíveis no mercado. Você sabe a diferença entre cada um deles?

Sauna seca

A sauna seca normalmente possui revestimento de madeira e pode ser aquecida com equipamento específico, usando como fonte de energia a queima de lenha, gás ou com uso de  eletricidade.

Seu calor, ao contrário da sauna a vapor, não possui umidade, sendo mais recomendada para climas e regiões com temperaturas muito baixas e de  muito frio.

 Esse modelo de sauna atinge altas temperaturas, variando entre 60 e 80°C , podendo chegar a temperaturas ainda mais altas que acabam por consumir  muito mais energia que as saunas prontas e ecológicas (tradicionalmente à vapor).

A sauna seca também tem lá seus atributos mas por não possuir umidade, ela não proporciona o mesmo conforto nem todos os benefícios encontrados na sauna à vapor.

Sauna à vapor

A sauna a vapor tradicionalmente é construída com revestimento interno e de parede em  vidro, pastilhas, azulejo, cerâmica ou granito, por exemplo. 

Seu processo de aquecimento é feito através da geração de vapor produzido por máquinas que ficam normalmente do lado de fora do ambiente da sauna. São pequenas caldeiras que aquecem a água até que ela vire vapor. Este vapor quente desloca por tubos para dentro da sauna que depois de algum tempo climatiza o ambiente com calor e umidade.

Nas saunas da Ecosauna, completamente diferente das saunas tradicionais, a produção de vapor acontece em dois potes de cerâmica que ficam no interior da sauna. Uma tecnologia chamada de “vapor espontâneo” que foi desenvolvida exclusivamente para a Ecosauna e que garante uma grande produção de vapor, em muito pouco tempo e com baixíssimo consumo de energia e água. Muita eficiência e sustentabilidade.

Outra propriedade muito diferente que o “vapor espontâneo” da Ecosauna tem é a sua suavidade. Comparado com o vapor produzido pelas saunas convencionais, o “vapor espontâneo” tem muito menos água na sua estrutura o que faz com que o banho de sauna da Ecosauna seja muito mais confortável. A sensação que se tem dentro de uma Ecosauna, é que você está numa nuvem, o vapor fica parecendo vaporizador de bebe. Muito leve e prazeroso. Dá pra imaginar?

Por fim, a temperatura no ambiente da sauna a vapor varia entre 40 e 50°C, e a umidade produzida traz vários benefícios para a saúde, como a abertura de poros para a liberação de toxinas do organismo, relaxamento muscular, ação anti-inflamatória, alivia incômodos respiratórios, descongestionando as vias nasais e tantos outros.

3. Quanto espaço eu preciso ter em casa para comprar uma sauna?

Isso vai depender de qual modelo de sauna você escolheu. Alvenaria ou não.

Se optou pela sauna tradicional de alvenaria, é necessário ter um grande espaço para a criação de um novo cômodo. O ambiente da cabine não pode ser pequeno pois, como as paredes são de concreto e sem janelas, podem causar sensação de claustrofobia e confinamento. As saunas convencionais de alvenaria  normalmente exigem estruturas maiores para reduzir esse tipo de incômodo e desconforto.

No caso das saunas da Ecosauna (EcoMadeira e EcoVidro), reserve um piso firme e nivelado e um espaço de apenas 1,75×1,75m. Também é preciso ter um ponto de energia e uma torneira de jardim na área em que a sauna será instalada. Tudo muito simples e prático. Sem bagunça, sem sujeira e sem confusão.

A capacidade da Ecosauna é para até 6 pessoas com todo o conforto; além disso o tamanho é mais do que suficiente e na medida certa.

Para fazer uma boa escolha e comprar uma sauna adequada para a sua necessidade, é preciso considerar esses pontos!

Para obter mais informações sobre a Ecosauna, leia: ECOSAUNA: A OPÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL PARA SEU LAZER

 

Enviar uma mensagem
1
Chamar no WhatsApp
Clique no botão abaixo e nos envie uma mensagem